Simpósios Temáticos

O eixo Estado e Poder volta-se para os estudos sobre as relações orgânicas entre sociedade política (governo, parlamento, organismos estatais...) e sociedade civil (associações de classe, ong's, institutos, fundações...), bem como as relações de poder que permeiam a sociedade em suas múltiplas dimensões. A noção de Estado é abordada aqui em seu sentido amplo, onde sociedade política e sociedade civil são observadas em suas intimas relações, como tessitura global das relações de força e consenso entre grupos sociais. Também as relações de poder são tomadas aqui considerando desde suas formas institucionalizadas até as mais corriqueiras, permeando as práticas cotidianas, envolvendo conflitos e negociações entre os sujeitos nos mais diversos contextos. O interesse desse simpósio é dialogar com pesquisas que estejam relacionadas ao estudo do exercício do poder no âmbito do Estado (Ampliado), bem como nas relações cotidianas envolvendo classe, raça e gênero.

No eixo Intelectuais, Cultura e Política serão privilegiados trabalhos que investiguem sujeitos, práticas e instituições produtoras de bens simbólicos em contextos históricos determinados, enfatizando relações de poder implicadas na/ou ativadas pela ação intelectual.. Intelectuais, Cultura e Política são concebidos em perspectiva ampliada. Neste sentido, a atividade intelectual não se restringe a agência de produção em determinados setores acadêmicos, científicos ou literários, mas a toda ação histórica de exercício e manutenção dos projetos hegemônicos e elaboração dos contra-hegemônicos. Enquanto cultura e política não se confundem com estruturas autônomas na organização dos processos sociais, mas, pelo contrário, como dimensões integradas àquelas que abrangem todas as esferas indispensáveis para formação do ser social. Trajetórias de intelectuais, formas organizativas e intelectuais coletivos, práticas profissionais e ações culturais e políticas são temas possíveis, dentre outros, para os resumos a serem submetidos a este eixo.

O eixo Trabalho e Grupos Subalternos visa contribuir para o debate de pesquisas voltadas a reflexão das múltiplas experiências de trabalhadores e grupos subalternos no Brasil e Mundo. Buscamos promover a interlocução e intercâmbio entre pesquisadores a partir de comunicações que versem sobre as lutas, resistências, greves, experiências e trajetórias de trabalhadores escravizados, egressões da escravidão, livres, libertos, associações mutuais, organizações, categorias profissionais, sindicatos, partidos e etc. Dada a amplitude temática, seja na esfera das ações coletivas, como por exemplo, os movimentos grevistas no início do século XX ou luta armada contra a Ditadura Civil-Militar no Brasil, ou individuais, tal como estudo de trajetórias, o simpósio visa articular pesquisas nas suas mais diversas intersecções entre raça, classe e gênero. A ideia é construir um amplo diálogo sobre trabalhadores e grupos subalternos com base nas suas experiências e visões de mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas