Sobre

O Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais - LABELU foi organizado no final do ano de 2005 por um coletivo de pesquisadores que visavam estabelecer na Universidade Estadual de Feira de Santana um grupo de pesquisa sobre o tema. Dentre outros objetivos os pesquisadores do LABELU intencionam:

1) cadastrar as fontes de pesquisa que foram disponibilizadas ao grupo, fator decorrente de seu trabalho empírico ou da doação voluntária de acervos relativos ao tema;
2) Realizar intercâmbios com pesquisadores congêneres;
3) Promover debates coletivos dos textos elaborados pelos membros. 

Em pouco mais de dois anos já é possível constatar a ampliação e a qualificação da produção científica da equipe, que vem crescendo em número de membros e amadurecendo em experiência e formação acadêmica. Em seu primeiro ano de atividades foram produzidos pela equipe 23 trabalhos científicos diversos (comunicações, artigos, painéis)e, no segundo ano, foram 27 trabalhos, inclusive uma dissertação de mestrado defendida na UFF em 2007. Alguns projetos que foram construídos no Laboratório são hoje desenvolvidos por membros da equipe que se tornaram mestrandos em História.
O Laboratório ainda reuniu importantes acervos documentais, atualmente em fase de organização, com destaque para a documentação da ADEFS (Associação das Entidades de Feira de Santana), das coleções particulares de Gerinaldo Costa e Aristeu Nogueira e da documentação histórica do movimento estudantil da UEFS. O LABELU promoveu vários eventos públicos de discussão, com destaque para os I e II Seminários Anuais do LABELU (outubro de 2006 e fevereiro de 2008, respectivamente) e o seminário Chico Pinto: Democracia e Ditadura em Feira de Santana e no Brasil setembro de 2007.
Os anais estão no prelo. Hoje é possível dizer que o grupo conquistou reconhecimento dentro e fora da UEFS pela seriedade com que persegue os seus objetivos e pela alta  relevância do trabalho que se propõe a fazer: produzir conhecimento sobre a história das lutas sociais

Comentários

Postagens mais visitadas